Você já pensou alguma vez em viajar para o Panamá, país da América Central Continental? Bom, eu nunca havia pensado antes rs., e tive a oportunidade de conhecer a linda capital Cidade do Panamá, uma cidade vibrante e em constante transformação que ganhou meu coração em poucos dias de estadia.

A Copa Airlines tem voos diretos de várias cidades do Brasil para a capital panamenha. O Aeroporto de Tocumen, a 24Km do centro da cidade, é conhecido como o hub das Américas, por ser ponto de conexão para os principais destinos do continente. O táxi para a cidade custou exatamente US$30.

A moeda local é o balboa. O nome é uma homenagem ao conquistador espanhol Vasco Núñez de Balboa. Nunca ouviu falar dela? Não se preocupe, pois não precisará usá-la. O país é bastante americanizado e adota o dólar americano como moeda corrente. 1 balboa = 1 dólar americano.

Não tive muito tempo para conhecer a Cidade do Panamá, mas com certeza o famoso Canal do Panamá, foi uma parada obrigatória. Construído em 15 agosto de 1914, o Canal liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Sua construção teve um efeito abrangente reduzindo tempo de comunicação marítima e a distância, impulsionando o intercâmbio comercial e econômico ao fornecer uma rota relativamente barata e curta entre os dois oceanos, influenciando e impulsionando decisivamente o comércio mundial. A economia do país está em constante crescimento porque está diretamente ligada ao Canal. Os Estados Unidos e China são os principais usuários dele.

A ponte das Américas é a única ligação terrestre entre as duas margens do Canal. A ponte inaugurada em 1962 liga a América do Norte à América do Sul.

O Mirador das Américas é um monumento real, feito em memória da presença chinesa no Panamá há 150 anos. Um edifício de alto valor histórico e simbólico, localizado no final da Ponte das Américas.

A partir do Mirador, você consegue ver o majestoso arco da Ponte das Américas, também a entrada do Canal, o Porto Balboa e o Cerro Ancón, uma colina de 199 metros de altura na cidade do Panamá.

Causeway também é um lugar que você precisa conhecer. Se tornou um ponto de encontro de maratonistas (e corredores em geral), ciclistas e famílias que querem aproveitar o fim de tarde. Por estar justo na entrada do canal, têm-se aí uma vista muito bonita do mar e dos navios que trafegam pelo canal, passando bem devagar e bem perto. O lugar é bonito e venta bastante, o que ameniza o sol forte panamenho.

Indico um restaurante delicioso à beira mar em Causeway, chamado Leños y Carbon. Lugar lindo e muito bem servido. Escolhi uma carne vermelha na chapa… de lembrar me deu água na boca!

O país é rico em vida marinha por estar banhado pelos dois oceanos. Abundam em suas águas as lagostas, camarões e várias espécies de peixes. Infelizmente, perdi de comer o famoso ceviche panamenho (peixe cru, polvo ou lagosta marinado em suco de limão) no Mercado de Mariscos, me disseram ser muito bom, fresquinho! Se você for à capital e ter a oportunidade de comer, me conte aqui o que achou! 🙂

Como não tive muito tempo no Panamá, apenas consegui conhecer a Praia Malibu, no oeceano Pacífico, que fica à uma hora de táxi da capital. Uma praia aparentemente tranquila, pelo menos durante a semana. Sem tempo para curtir muito, porém tempo de sobra para tirar várias fotinhas haha. 

Já estou desejando voltar à passeio para poder curtir tudo mais tranquilamente, principalmente as praias maravilhosas do mar do caribe!

Gostaram?
Beijooo Beijooo.

 

1 comentário

Deixe um comentário