A onda de tecidos artesanais que toma conta da moda ganha uma pegada mais lúdica com os desenhos de flores que remetem a estética do anos 2000.
Se fosse para escolher o tecido deste verão, o crochê certamente reivindicaria seu protagonismo. Presente em roupas, bolsas, acessórios e principalmente nos biquínis, esse trabalho artesanal não vem sozinho: as influências dos anos 2000 também impactam na releitura que o tecido adota para esta temporada de calor. Prova disso é a febre dos biquínis de crochê em formato de flores e desenhos tropicais, apostas das globais Bruna Marquezine, Camila Queiroz e da influenciadora digital Jade Picon do BBB22.
Essa valorização dos tecidos feitos à mão vem desde a temporada passada, mas para este verão elementos como cores vibrantes e desenhos mais infantilizados ganham destaque. Assim como os acessórios de miçanga e plástico, o crochê volta como um resgate da moda dos anos 2000, por influência da geração Z.
Além disso, o fato de muitas pessoas terem se sentido encorajadas a fazer as próprias roupas e customizações, assim como aprender coisas novas, influenciou para essa valorização do crochê.
O retorno dessa pegada mais infantilizada característica do início do milênio se explica pelo clima de euforia da moda pós isolamento — que bebe da mistura de cores, tecidos e falta de regra dos anos 2000.
Esses biquínis de crochê usados pelas celebridades unem todas essas tendências em uma única peça, resultando em modelos únicos, divertidos e de muita personalidade.
No caso do modelo de Camila Queiroz, as cordas para amarrar são decoradas com miçangas de madeira, o que completa o visual artesanal e praiano. Já no caso de Bruna Marquezine, a atriz brincou com as proporções ao utilizar um tecido pequeno para cobrir os seios, com detalhe para a calcinha, que possui um bordado floral.
Esse tipo de biquíni é uma boa forma de exprimir suas personalidade nas peças de banho, que comumente são mais limitadas quando o assunto é design. Para isso, opte por modelos que tenham desenhos que lhe agradem, assim como a cor também pode ser personalizada por você.
Esse o modelo é versátil e combina com uma variedade de acessórios. Você pode tanto adotar totalmente o visual artesanal e apostar em colares de miçanga, acessórios de plásticos e óculos coloridos, como deixar o biquíni brilhar e usar peças mais minimalistas. Aqui cabe até mesmo uma colar de cintura, que também é febre, para complementar a proposta.
As saídas de praia que acompanham o biquíni devem ser mais fluídas para harmonizar com o tecido. É preferível optar por tons mais neutros, como o branco, para valorizar essa peça mais divertida e evitar que o visual fique too much.
Outro ponto é que os biquínis do crochê necessitam de cuidados especiais para não estragar. Evite torcê-los, lave com sabão neutro e deixe secar na sombra.