Você já se deparou com a situação de uma determinada peça de roupa ficar perfeita na sua amiga, mas em você ou em outras pessoas simplesmente não harmonizar? Isso acontece com pessoas de tipos físicos diferentes, mais precisamente ao formato corporal.

Por isso eu falo para vocês, o autoconhecimento é tudo! Mais importante do que seguir uma moda, tendências, é conhecer o seu biotipo, e saber o que ressaltar e o que esconder com vestuário e acessórios.

No “Café com Aline Tabata” dessa semana eu bati um papo com a personal stylist Daniele Bernardo que fala sobre os 5 tipos físicos mais conhecidos: ampulheta, retângulo H, triângulo invertido, oval e pêra.

  1. Ampulheta
Juliana Paes

A medida dos ombros é a mesma que a dos quadris. E a cintura é mais estreita. Esse tipo de corpo pode-se usar praticamente tudo, a não ser que tenha algo que à incomode, como uma barriguinha, culotinho.

Evite: Chamar atenção no que incomoda.

Recomendado: Trabalhar pontos focais em outra região com acessórios, valorizar mais o colo e os ombros, chamar atenção para o rosto.

Roupas ideais: Calça flare, calça skinny com detalhes verticais para afinar e alongar a perna, calça slim, calça reta, shorts curtos larguinhos, saia lápis (justa, não apertada), saia reta, saia godê mais longa, saia levemente evasê, vestidos retos, vestidos com a cintura levemente marcada, macacões, decotes que valorizem o busto.

2. Retângulo H

Gisele Bundchen

Os quadris, a cintura e os ombros têm praticamente as mesmas medidas, ou seja não tem cintura. Geralmente essas mulheres quando engordam ganham peso por igual em todo o corpo.

Objetivo: Criar ilusão de cintura.

Recomendado: Peças que marquem a cintura, chamar atenção para o meio do corpo, chamar atenção para o rosto.

Evite: Jaquetas curtas, top cropped que acaba na altura da cintura e combinados com calça ou saia de cintura baixa e casacos curtos.

Roupas ideais: Saia lápis, saia evasê e godê, casacos acinturados, cintos estreitos e da mesma cor da roupa, sapatos com salto, calça flare, calça skinny e slim, calça boyfriend.

3. Triângulo Invertido

Fernanda Lima

Ombros largos visivelmente maiores que o quadril e coxas. Seios e peitorais grandes, geralmente tem as pernas longas e finas.

Objetivo: Dar volume ao quadril para equilibrar com os ombros, deixando assim proporcional o tamanho do tronco com as pernas.

Recomendado: Chamar mais atenção para o quadril, dar foco ao centro do corpo para diminuir visivelmente o tamanho do tronco, chamar atenção para o colo e pescoço, roupas com caimento suave e solto, com detalhes abaixo da cintura.

Evite: Mangas bufantes, detalhes nos ombros, ombreiras, camisas regatas e nadador, decotes quadrados e canoa.

Roupas ideais: Decotes em V, blazer aberto, lapela longa e estreita, manga curta, saia evasê, saia godê, vestidos retos, calça flare, calça reta, calça larga e boyfriend para dar mais volume à parte de baixo, top cropped com saia evasê ou godê. Sempre que for deixar os ombros à mostra tem que colocar mais volume na parte de baixo para equilibrar a silhueta.

4. Oval

Fabiana Karla

A largura da cintura é maior que a dos ombros e a dos quadris.

As mulheres de corpo oval geralmente são as mais cheinhas. É um corpo caracterizado por volume na região abdominal, além da ausência de cintura acentuada, que pode ser tão larga quanto o quadril e ombros ou um pouco maior.

Objetivo: Redistribuir as formas de uma maneira mais proporcional.

Recomendado: Alongar a silhueta, chamar atenção para os seios e ombros e tirar a atenção do abdômen largo, criar um caimento solto e suave no corpo.

Evite: Calças de corte justo como a slim e a skinny, usar echarpe e cachecóis para não encurtar mais ainda o pescoço, mangas bufantes e largas em excesso, camisas muito largas, calças de cintura baixa, roupas com estampas ou recortes horizontais, estampas grandes e com fundo claro, nada de máxi colar, nem sinto largo na altura da cintura, tomara que caia.

Roupas ideais: Vestidos com decote império de corpo reto e solto, saias retas, roupas com bordados em diagonais ou verticais para alongar a silhueta, camisas e vestidos com decotes em V ou U profundo. Calça reta para equilibrar com o tronco largo, caftas saia em A, solta, roupas levemente acinturadas, blusas longas que ultrapassam a linha do quadril, estampas pequenas e com fundo escuro.

Use colares compridos para alongar a silhueta.

5. Pêra

Paolla Oliveira

Os ombros e a cintura são mais estreitos que os quadris, o mais comum entre as mulheres brasileiras. Geralmente tem a cintura marcada em contraste com o quadril mais largo e o bumbum grande, também tem as coxas mais grossas, mesmo estando magras acabam mantendo essa forma.

Objetivo: Disfarçar o quadril largo e as coxas grossas, chamar atenção para os ombros e aumentar a largura dos ombros.

Recomendado: Diminuir visivelmente o quadril, se não quiser fazer o estilo sexy, caso contrário, pode deixar um pouco enaltecido. Chamar atenção para os ombros usando detalhes ou volumes, chamar atenção para o tronco, usar na parte de baixo peças mais soltas, estampas pequenas com fundo escuro, e vestidos soltos.

Evite: Saia lápis apertada ou justa, shorts apertados e muito curtos, calças skinny, legging (usar somente com camisas cobrindo o bumbum), calça boyfriend, saia plissada, saia com babados na altura do culote, vestidos justos, vestidos tipo sereia com o quadril muito marcado, calça de cintura baixa.

Roupas ideais: Calças flare, calças retas, calças slim, calças com estampas ou recortes verticais para alongar a silhueta, legging ou skinny com camisas que cubram o bumbum, shorts de tamanho médio e soltos, saias retas, saias evasês e godês com pouco volume, vestidos retos e soltos, vestidos com estampas ou detalhes verticais ou diagonais, camisas com decote em V e U, decotes com volume ou bordados, ombreira, camisas regatas, vestidos de alça fina, máxi colar para chamar atenção ao decote. Macacão com a cintura marcada e a parte de baixo com corte reto.

Assista o vídeo do bate-papo com Daniele Bernardo, personal stylist.

Se esse conteúdo te ajudou, eu quero saber! Deixa aqui nos comentários. 😉

Beijossss.

Deixe um comentário