Basta uma olhada rápida nas vitrines para perceber que as roupas para as festas de final de ano, normalmente, têm duas tonalidades: branco e vermelho. Apesar de curingas tanto para o natal quanto para o ano novo, os looks não precisam seguir essa paleta de cores necessariamente e muito menos os cortes colados e ousados, caso esse não seja o seu estilo.
Ao se prender a esse padrão, além de deixar de lado gostos pessoais, você pode acabar com uma peça parada no guarda-roupa.
Em geral, os modelos das lojas nessa época são datados, o que faz com que seja difícil adaptar a roupa a outras ocasiões depois. Por isso, antes de qualquer compra é preciso entender como aquela peça vai ser usada depois das festas.
Vestidos muito justos, com fendas e decotes profundos são o exemplo de peças que, dificilmente, ornam bem nos ambientes cotidianos como o trabalho e a faculdade. Ao sair do óbvio você consegue manter o seu estilo, ter uma peça mais versátil no guarda-roupa e trazer personalidade para o seu look.
Não só, especificamente, para a noite de ano novo, mas para essa época, a dica é sair do branco, se essa não for sua cor preferida do fim de ano, e apostar em tons vibrantes, tecidos estampados e até texturas para curtir o verão!
Vestido Longo
Um exemplo de peça que combina bem com a data, mas não se restringe a ela, é o vestido floral, por exemplo. Caso o evento seja durante a noite, pode apostar em um fundo mais escuro. Entretanto, se a família tiver a tradição de celebrar a virada do ano, por exemplo, durante o dia, vestidos de fundos mais claros, com flores maiores, ficam mais adequados. Para as mais antenadas, uma estampa que está em alta é a psicodélica, que a depender da cor traz elegância para os looks.
Quanto aos modelos de cores únicas, a pessoa pode investir em uma cor que valorize o contraste pessoal e que combine com outras tonalidades já presentes no armário. Na dúvida, os tons pastel harmonizam com a ocasião pela leveza e podem ser aproveitados ao longo de todo o verão.
Calça pantalona
Para quem vai passar o fim de ano em locais mais tradicionais, como a igreja, por exemplo, a calça pantalona traz a elegância que a ocasião pede sem deixar de lado a personalidade. Por ser uma peça com um corte mais tradicional e elegante, a pantalona de algodão pode ser combinada com blusas mais sofisticadas e discretas, para eventos intimistas, como com um cropped para locais mais descontraídos, já que a sofisticação da calça equilibra o visual.
Conjunto de alfaiataria
Versáteis, os conjuntos de alfaiataria são elegantes devido à nobreza do tecido e os cortes mais tradicionais.
É uma proposta que pode virar mais de um look pois as peças podem ser desmembradas, usar a calça em um look, a blusa e outro, etc.
Além disso, há hoje modelos para as mais diferentes mulheres, tem os tipo terninho, junção de blazer e calça, que pode ser combinado com uma blusa de paetê, por exemplo. Bem como os modelos que lembram um macacão, com top e calça na mesma tonalidade, que são uma proposta mais descontraída.
Matéria na Manequim.