Hellooo Pessoas Lindas!!!

Nest post listei 7 coisas que é bom você saber antes de embarcar para Tailândia e aproveitar ao máximo sua viagem. Ir pra lá, pode ser uma das experiências mais incríveis na vida de uma pessoa. O país tem uma cultura única, paisagens de tirar o fôlego, é barato e quem gosta de apreciar a culinária asiática, vai se surpreender com a comida tailandesa.

Eu listei por experiência própria as principais coisas que é bom você saber:

1 – Certificado Internacional de Febre Amarela

O Certificado Internacional de Febre Amarela é indispensável para quem quer viajar pra Tailândia. Ao contrário de muitos países que já visitei e que, apesar de solicitarem a vacina acabam não pedindo nenhum comprovante, a imigração tailandesa exige o documento.

Se tem passaporte brasileiro, logo ao desembarcar em Bangkok 0u em outro aeroporto do país procure o Health Control antes mesmo de seguir para a imigração. Mostre o seu Certificado Internacional, preencha um formulário (em inglês) e depois siga para os trâmites normais.

2 – Visto

Brasileiros não precisam de visto para viajar ao país, bastando um passaporte com pelo menos seis meses de validade. A permanência máxima a turismo é de 90 dias, podendo ser renovada com pagamento de taxa ou uma simples saída e retorno ao país.

3 – Quando ir

O clima é úmido e quente o ano inteiro. Mas a Tailândia sofre do regime de Monções, época do ano em que chove muito e as cidades são vítimas de alagamentos. As chuvas fortes são mais comuns entre julho e outubro, com temperaturas mais amenas. A melhor época é entre novembro e fevereiro, que coincide com a alta temporada, quando o clima é mais agradável e não chove tanto. Entre março e maio também é um bom período por estar fora da época das Monções, embora faça muito calor e a umidade suba bastante.

Eu e meu marido viajamos em outubro para nossa lua de mel e em uma outra oportunidade fomos em março e voltamos em junho. Outras ocasiões que viajei pra lá, foi antes de eu me casar e fiquei 6 meses direto em Bangkok à trabalho, mas sempre com aquelas escapadinhas para as praias.

4 – Moeda

A moeda em circulação é o Bath. O dólar americano não é aceito mesmo nas cidades mais turísticas, portanto você precisará do dinheiro local. Você pode trocar com facilidade dólar ou Euro em casas de câmbio ou sacar nos caixas eletrônicos, que são abundantes e chamados de ATM.

5 – Tomadas

Parece engraçado eu citar que você precisa saber sobre as tomadas rs. Mas é que fui sem saber e o que levei (secador, chapinha, babyliss…) foram inúteis, além de ocupar espaço na mala.

As tomadas na Tailândia são semelhantes às usadas no Brasil antes da mudança dos nossos plugs, sendo achatados ou circulares. De toda forma, sugiro que você sempre tenha um adaptador universal para não enfrentar problemas. A voltagem padrão é de 220V.

6 – Cultura Tailandesa


Sou suspeita para falar dos tailandeses, pois a cada viagem que fazia à Tailândia, me apaixonava mais por esse povo.

De forma geral, são discretos e valorizam o respeito. Respeito um ao outro e principalmente com os mais velhos. Você vê crianças se dirigindo aos avós de uma maneira tão linda que chega a ser admirável uma coisa que deveria ser normal. São educados, receptivos ao extremo com turistas, um povo muito alegre.

A religião sempre fez parte do dia a dia dos tailandeses. 95% da população é praticante do budismo, que é a religião oficial do país. Ele tem como base os ensinamentos do Buda. O budismo é considerado não só uma religião, mas também uma filosofia. Nele estão mescladas várias outras crenças espirituais que surgiram do hindu séculos atrás. Na maioria das casas tailandesas e mesmo em prédios comerciais tem a chamada  “casa dos espíritos” o phrá pum como eles chamam em tailandês, do lado de fora, onde se colocam as oferendas para afastar os males e pedir bênção.

Phrá Pum casa dos espiritos tailandia
Phrá Pum, imagem do Google

Importante saber que ao visitar templos, mulheres não devem usar blusas sem manga ou vestidos e saias acima do joelho. Homens devem usar calça comprida ou bermudas abaixo do joelho. Os sapatos devem ser deixados do lado de fora dos templos.

Esse mesmo costume abrange a todo país. Os sapatos são deixados do lado de fora das casas e do local de trabalho. E se você se indagou sobre alguém pegar seus sapatos, é um costume e ninguém mexe no que é do outro.

7 – Viagens dentro do país

Um dos locais é Bangkok, capital da Tailândia. Se você gosta da vida noturna, tem muitos bares e balada. Confesso que não curto essa vibe, mas tem um local que você goste ou não da vida noturna, não pode deixar de conhecer. É a famosa Khaosan Road, a rua mais maluca de Bangkok.

É uma pequena rua, lotada de turistas, com muitas comidas de rua e comércio de várias bugigangas legais que você enlouquece haha. Desde roupas, bolsas, sapatos, novos e seminovos, souvenirs, etc. Tatuagens, insetos para comer, thai massagem, massagem com peixes que comem sua “pele morta” (fish massage), é o que você encontra na Khaosan e muito mais. Também em Bangkok, não deixe de conhecer os templos com suas histórias e arquiteturas espetaculares.

Outros lugares para ir na Tailândia, claro são as praias paradisíacas entre elas Phuket e as ilhas mais famosas como Phi Phi, Maya Bay, Krabi, no sul, assim como Chiang Mai, ao norte.

Depois de saber as 7 coisas mais importantes, que agora você já sabe, segue algumas fotos dos lugares mais incríveis que tive o privilégio de conhecer e voltar 4x haha.

Maya Bay

Uma das praias mais lindas do mundo na minha opinião.

É um parque nacional que fica na ilha de Koh Phi Phi Leh, a segunda maior do arquipélago de Phi Phi. Normalmente os tours partem de Koh Phi Phi Don. O que leva tanta gente até lá? A incrível praia de água azul turquesa, areia branca e as montanhas da baía.

Os passeios podem ser feitos nos charmosos long-tail’s privados, típicos barcos asiáticos, em embarcações maiores, porém mais lentas, ou em grandes e rápidas lanchas chamadas Speed Boat.

Os passeios nesses grandes barcos, são sempre muito lotados, por isso optamos pela lancha.

tour o dia inteiro incluí almoço e foi interessante porque faz algumas paradas ao longo do caminho. Mesmo antes de chegarmos a Maya Bay, paramos para ver alguns macacos (que inclusive eles avisam para ter cuidado com os pertences pessoais e comida, pois eles podem roubar rs.) e em outras praias paradisíacas com direito a um mergulho.

Após conhecermos a famosa praia, ainda partimos para alguns pontos para fazer snorkel e por fim para Bamboo Island, uma linda ilha com uma razoável estrutura, inclusive de alimentação.

Tentei encontrar no meu álbum, fotos com os peixes, mas não achei. 🙁

Sem dúvida Maya Bay é um daqueles paraísos que a gente pensa quando ouve falar nas ilhas tailandesas. Tem seus pontos negativos, como a exploração em massa pelas agências de turismo. Mas é lindo demais e vale pena, tenho certeza que será inesquecível.

Beijoo Beijoo.

Deixe um comentário